quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Por que fazer um curso de desenho?

Foto: desenho feito à lapís grafite, por Luiz Quadrio.

Muitos iniciantes do desenho têm preconceitos contra cursos de desenho,uns acham que são caros ( por falta de pesquisa) já outros acham que são superiores ou capazes de aprenderem sozinhos a arte. Capazes podem até ser mas que vão demorar MUITO mais para aprender, com certeza. Para quem quer continuar desenhando errado, ou como eles mesmos dizem "estilizado" é uma boa seguir esta filosofia do autodidata. Claro que é possível aprender sozinho mas se você optar por aprender sozinho você terá que aguentar muito mais críticas, principalmente daqueles desenhistas que sabem muito mais que você. Acho extremamente importante aceitar críticas para o seu desenvolvimento artístico, mas acho desnecessária essa quantidade exarcebada de críticas pois geralmente esses desenhistas que sabem mais ou trabalham na área, não irão te dar as dicas necessárias para o seu aprendizado, pois eles não irão querer um concorrente, ou mesmo irão querer te desmotivar por pura ignorância. Para mim o melhor crítico é o professor de desenho, pois ele saberá criticar. Saberá mostrar para o aluno os pontos positivos e os pontos a serem corrigidos de forma profissional. No decorrer dessas críticas que você irá aprender mais e com melhor qualidade. Aprender a enxergar, pois, professores que têm uma experiência á mais como desenhistas podem sintetizar a sua visão e mostrar com muito mais facilidade aquilo a ser desenhado.

4 comentários:

Mariana Travieso Bassi disse...

sim, verdade
porque criticar todos sabem. Agora criticar com fundamentos, acrescentando coisas ao criador, só aquele que conhece de fato o assunto; só aquele que conhece suficientemente bem o assunto pra ter uma visão mais fundamentada, mais completa, e que consegue passá-la para o criticado.
A partir disso podemos finalmente ter crítica não como algo pesado, condenável, mas sim como uma parte (fundamental) do processo de aprendizado.
:3

Luiz Quadrio disse...

Excelente comentário minha linda. Realmente é muito difícil "criticar certo".

Samuel disse...

Adorei esse desenho, man!

Denise Voss disse...

Nossa que coisa boa escutar de um artista uma coisa tão óbvia mas que ninguém quer ver. Eu como autora do livro "Desenho de moda e anatomia" tambem fui muiiiiiito criticada, como desenhista e depois como autora. Mas graças as pessoas que compram meu livro e me escrevem elogiando eu vou seguindo em frente na minha missao de desvendar os truques do desenho.

Postar um comentário